Biópsia de Próstata

Antes da realização do exame, é obrigatório tomar o antibiótico prescrito pelo médico ou pelo laboratório onde será realizado o exame, de acordo com a recomendação ou protocolo próprio

As recomendações variam de acordo com o laboratório, mas geralmente orienta-se no dia do exame, fazer preparo ou limpeza intestinal em casa, via retal.

Levar o resultado dos exames de sangue: hemograma, coagulograma e PSA. Fazer jejum 8 horas antes do exame (fundamental nos casos com anestesia / sedação).

Manter o uso de seus medicamentos rotineiros no dia do exame.

Caso tome AAS (aspirina), Aspirina Prevent, Aspisin, Cebralat (cilostazol), Ginkgo biloba, Disgren: não tomar nos sete dias anteriores ao exame (avisar seu médico)

Ticlid (TICLOPIDINA): não tomar nos 15 dias anteriores ao exame (avisar seu médico)

Marevan ou Persantin (DIPIRIDAMOL): não tomar nos 15 dias anteriores ao exame (avisar seu médico).

Compareça 30 minutos antes do horário previsto para o exame. Vá com acompanhante que volte dirigindo.

Os fragmentos retirados da próstata serão encaminhados para o laboratório de anatomia patológica e ficam prontos em 7 a 15 dias.

Orientações para alta após a biópsia de próstata:

  • Cuidados pós-anestésicos:O paciente deve ser acompanhado por um adulto até sua residência e permanecer com ele até a manhã seguinte. Nas primeiras 24 horas após o ato anestésico o paciente está proibido de conduzir veículos, operar máquinas ou instrumentos que exijam atenção e coordenação motora, andar na rua sozinho e assinar documentos importantes sob pena de perder valor legal. Em caso de náusea, vômitos, prostração, dor ou hemorragia deve comunicar-se com o médico responsável ou anestesista.
  • Cuidados gerais:Alimentação: Conforme o hábito.

Atividade física: Evitar exercícios extenuantes, musculação, andar a cavalo, jogar tênis, caminhadas em lugares elevados, durante cinco dias. É permitido caminhadas leves em lugares planos no dia seguinte ao procedimento.

Atividade social: não ter relações sexuais durante 2 dias após o exame. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas durante o período de utilização do antibiótico.

Medicação: seguir orientação médica prestando atenção na dose e horário do antibiótico. Caso ocorra dor na região anal poderá utilizar o analgésico de costume, com exceção do medicamento aspirina (AAS).

Ocorrências: poderá ocorrer sangramentos no jato de urina e presença de sangramento nas fezes, até quatro semanas após o procedimento, e no esperma até 2 meses. Não se preocupe, isso é considerado normal. Caso ocorra febre acima de 38° graus e / ou calafrios nos primeiros dias após ao procedimento comunicar-se imediatamente com o seu médico e procurar pronto socorro.


PSA

Necessário um período de abstinência sexual mínimo de 4 dias.
Não usar supositório nem sonda retal nos 4 dias antecedentes à coleta.
Não andar de bicicleta, moto nem praticar equitação nos 4 dias antecedentes à coleta.
Em caso de prostatectomia radical/total (retirada total da próstata) não é necessário preparo.

Caso tenha realizado algum dos exames descritos a seguir, obedeça ao intervalo indicado para coletar o PSA:

– Estudo urodinâmico: Aguardar 2 dias;
– Toque retal: Aguarde 3 dias;
– Ultrassom transretal: Aguarde 7 dias;
– Colonoscopia: Aguarde 15 dias;
– Cistoscopia: Aguardar 30 dias;
– Biópsia de próstata: Aguarde 30 dias.


Tomografia Computadorizada

O paciente deve suspender, nas 48 horas que antecedem o exame e com o consentimento do médico assistente, o uso de medicamentos que contenham a metformina (Dimefor®, Glifage®, Glucoformin®, Glucovance® ou Starform®) e a fenformina (Debei®), que é contraindicado nos exames com contraste iodado endovenoso. A suspensão dessas medicações ainda precisa ser mantida por 48 horas após o exame.

Este exame requer um jejum mínimo de 4 horas.

Pacientes que utilizam aparelho ortodôntico móvel precisam retirá-lo antes do exame. Os fixos, embora possam prejudicar a qualidade das imagens, não oferecem risco.

O paciente deve ir ao laboratório sem maquiagem, gel ou creme nos cabelos, bem como sem joias, brincos e pingentes. Além disso, recomenda-se a retirada de piercings.

Para mulheres que estejam amamentando, o eventual uso de contraste, durante o exame, implica a necessidade de interromper temporariamente a amamentação, em geral por um período de 24 a 48 horas.

Este exame não é realizado em gestantes, salvo em situações nas quais ele seja absolutamente necessário.

O paciente deve levar resultados anteriores, se houver.


Urodinâmica/ Estudo urodinâmico

Tomar água no laboratório (ao menos 4 copos) antes do exame é preferível. Caso não consiga segurar por muito tempo, não há problema: tente esvaziar parcialmente à bexiga no banheiro. A parte inicial do exame com bexiga cheia, não é obrigatória.
É necessário fazer um exame de cultura urina dias antes do exame e levar no dia do exame urodinâmico, pois se houver infecção o exame é contraindicada a realização do mesmo até o final do tratamento com antibiótico.
Manter uso de todas as medicações diárias. O uso de antibiótico não é obrigatório para todos os pacientes.

Quais são os cuidados pós exame?
A chance de infecção é baixa (menos de 1%)
Recomenda-se tomar muita água após o exame (3-4 litros por dia)
A sensação de ardência é transitória e não deve durar mais que 24 horas.


Uretrocistografia miccional / retrógrada

Usar Luftal (dimeticona) de 8/8 horas no dia anterior ao exame.

Dieta leve no dia anterior.

Evitar ingestão de massas, doces e bebidas com gás no dia anterior. Reportar ao médico se é alérgico a peixe, frutos do mar, se teve ou tem bronquite ou asma.

Nestes casos, tomar 1 comprimido de prednisona de 5 mg a cada 8 horas iniciando no dia anterior e finalizando 1 dia após o exame.


Espermograma

Escolha um laboratório de confiança, pois a análise desse material não é automatizada, o modo de armazenagem e leitura do exame interferem no resultado. É necessário um período de abstinência sexual de três a cinco dias, ou seja, a última ejaculação não deve ter sido nos três dias anteriores nem em período superior a cinco dias.
O paciente não pode ter feito exame com contraste nas últimas 48 horas.
O teste não é realizado em material colhido fora do laboratório.

Observação:
– Caso tenha solicitação do exame com motilidade de 24 horas, a coleta não pode ser efetuada aos sábados nem em vésperas de feriados.


Swab Uretral

O paciente deve ficar 2 horas sem urinar.
Deve-se obrigatoriamente realizar o exame antes do início do uso de antibióticos.


Urina I

Não é necessário preparo quando não há exame de urocultura associado.


Urina 24 horas

Para se obter exatidão do resultado é muito importante que a urina seja coletada cuidadosamente. A ingestão de líquidos e a dieta devem ser livres. As medicações de uso regular devem ser mantidas.

VÉSPERA DO EXAME:
– Coletar urina de 24 horas.
– O frasco para a coleta do material deverá ser retirado no Laboratório ou realizar a coleta em garrafa de água mineral sem gás.
– Ao levantar, esvazie a bexiga e despreze esta urina. Anote o horário exato que ocorreu esta micção.
– A partir deste momento, colete todas as urinas durante o dia e a noite, sem perder nenhum volume e guarde no frasco fornecido pelo Laboratório ou em garrafa de água mineral sem gás. Reunir o material de várias micções no mesmo frasco.
– No dia seguinte, colete a primeira urina da manhã no mesmo horário que desprezou a primeira urina do dia anterior e guarde junto com o restante do material coletado, completando assim o período de 24 horas.
– A urina deve ser coletada em frasco sem conservante e mantida refrigerada durante a coleta (não congelar).

DIA DO EXAME:
– Encaminhar a urina de 24 horas ao Laboratório no prazo máximo de 6 horas após o término da última coleta. Identificar o frasco com o seu nome, data e horário da coleta.
– Comparecer ao Laboratório para a coleta de uma amostra de sangue.
– Informar seu peso e altura.


Urocultura / Antibiograma

Coletar preferencialmente a primeira urina da manhã ou qualquer outra micção com intervalo de no mínimo 2 horas sem urinar.

1 – Lave as mãos com água e sabão e enxugue;
2 – Realize a higiene da região genital com material fornecido pelo laboratório (gaze e clorexidine aquosa ou água e sabão neutro, conforme padronização do CCIH da unidade);
3 – Retrair a “pele” e expor a glande;
4 – Passar a gaze com clorexidine aquosa ou com água e sabão neutro e posteriormente uma seca para retirar o excesso de solução;
5 – Mulheres devem realizar o movimento de higienização da frente para trás;
6 – Abra a embalagem do frasco (tampa vermelha) fornecido pelo laboratório, despreze o 1º jato da urina no vaso sanitário e colete o 2º jato da urina no frasco (sem parar a micção).


USG Aparelho Urinário / Rins e Vias Urinárias

Ingerir ao menos 1 litro de água 1 horas antes do exame.


USG Próstata

Tomar 1 litro de água 1 horas antes do exame.


Agende uma consulta:

Agendar

 

Atendimento: 

Mooca – (11) 2613-3708
WhatsApp – (11) 98820-9321

E-mail: 

contato@felipebertagnon.com.br

Consultórios:

Mooca – Rua do Oratório, 1606 – Sala 505
São Paulo/SP

 

Principais Hospitais:

Hospital Samaritano
Hospital Santa Catarina
Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Hospital IBCC
Hospital São Luiz Anália Franco
e outros.

Urgência

Caso você precise de um atendimento de urgência, entre em contato agora mesmo

contato@felipebertagnon.com.br

Agendamento

Qualquer dúvida ou para agendar uma consulta, entre em contato através dos telefones

Mooca – (11) 2613-3708
Pinheiros – (11) 3064-4552 / 3060-8244

Consultório

Mooca – Rua do Oratório, 1606 – Sala 505
São Paulo/SP

Pinheiros – Av Eusébio Matoso, 403
São Paulo/SP

Saiba mais

Cuide-se!

Um check-up anual é muito importante para garantir uma boa saúde, prevenir doenças ou iniciar um tratamento o mais rápido possível.

Saiba mais